ilidio_leandro_01

Diocese de Viseu em comunhão

A Diocese de Viseu acaba de viver alguns momentos únicos na sua história recente.
– Foi publicada a sua história eclesial, desde o seu início, no século VI. É uma forma de, conhecendo-a, podermos agradecer e continuar a escrevê-la, no nosso tempo, transmitindo-a aos vindouros.
– Foi realizado um Sínodo na Diocese que nos motivou nestes últimos 5 anos. Dele nos vêm algumas Conclusões e Constituições pastorais que nos ajudarão a caminhar, em Igreja, nos próximos tempos.
– Inauguraram-se as últimas obras, realizadas no programa Rota das Catedrais que recuperou muita da beleza deste Templo único, que é a Mãe de todas as 208 Igrejas das nossas Paróquias. – Além disso, também se renovou e melhorou o Museu de Arte Sacra, a visitar e a conhecer nas valiosas preciosidades que nele estão contidas.
Por tudo isto, estamos em Festa e somos convidados a viver em Festa. Este site é a visualidade desta Festa que queremos ser e se vai fazendo todos os dias, vivendo, com alegria, o ser cristão no mundo de hoje. Convidamos todos os que nos visitarem a levar esta mensagem e a desafiarem outros a conhecer-nos e a virem connosco, até às periferias…
No nosso Plano Pastoral para 2016-2017, dizemos a todos: «No Ano Favorável, Discípulos Responsáveis». Desejamos que todos os amigos que nos conheçam, que nos sigam, que nos visitem e gostem de nós, caminhem connosco e sejam, também, discípulos missionários de Jesus Cristo.

Boa viagem, no «grupo dos discípulos missionários de Jesus»!

Um companheiro de jornada – bispo Ilídio