Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Deslocação de três dias à nação peruana inclui encontro com milhares de indígenas em Puerto Maldonado. O Papa Francisco chegou hoje ao Peru, onde vai encontrar-se em Puerto Maldonado com indígenas locais e também de outros países sul-americanos como a Bolívia e do Brasil, que fazem parte da faixa da Amazónia. A chegada do Papa…

Experiências da Comunidade ecuménica de Taizé mostram ser possível a unidade. O Oitavário de Oração pelas Unidade dos Cristãos, que hoje tem início, pode ser uma ocasião para sair do “politicamente correto” e promover “tomadas de posição conjuntas” entre as Igrejas cristãs. “Acho que estamos sempre aquém. Somos muito politicamente corretos no discurso mas na…

D. Manuel Clemente encerra sessão de apresentação. O Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica Portuguesa (CEHR-UCP), promove hoje uma sessão de apresentação de projetos de investigação sobre ‘Registo da paroquialidade portuguesa contemporânea’, a partir das 17h30, em Lisboa. Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o CEHR assinala que o cardeal-patriarca de Lisboa…

É o desafio lançado pelas várias Igrejas para a Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos. Os responsáveis pelas Igrejas cristãs na Europa convidam a fazer da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos uma ocasião para “gerar a esperança” num Velho Continente fustigado por vários desafios. Uma declaração conjunta enviada hoje à Agência…

Papa Francisco celebrou missa no aeroporto de Maquehue, na cidade de Temuco. O Papa criticou hoje no Chile a cultura do “predomínio do mais forte” que tantas vezes ceifa a “unidade” e o respeito pela “diversidade” que deveria reger a vida humana, e em particular os “graves atentados” cometidos contra os indígenas no país. Francisco…

Povo mapuche luta há anos com o governo pelo direito a este território e pela proteção das florestas. O Papa almoçou hoje com oito membros da comunidade indígena mapuche, na Casa ‘Madre de la Santa Cruz’, em Araucanía, no âmbito da viagem apostólica que está a cumprir ao Chile e ao Peru. Depois de minutos…

D. Ilídio presidiu à celebração exequial, em Vila Nova da Rainha, solidarizando-se com “as pessoas feridas e em sofrimento, com os familiares de todas as vítimas”, a quem deu “o nosso conforto fraterno e amigo,” desejando “a paz e o descanso eterno junto do Pai” para os falecidos. Uniu-se “nos sentimentos e na saudade” à…

Arciprestado de Lafões; Arciprestado Urbano; Centros Sociais Paroquiais de Aguiar da Beira; Conselho Pastoral Diocesano; Diáconos Permanentes. Os membros do Arciprestado de Lafões reuniram, no passado dia 10 de Janeiro, na Casa Paroquial de Vouzela. Orientou a reunião o Arcipreste – Pe. Mário Dias – estando presente D. Ilídio, que presidiu à oração da manhã….

Iniciativa da Paróquia de Nossa Senhora da Expectação, em Campo Maior, terra natal da portuguesa canonizada em 1976. A paróquia de Nossa Senhora da Expectação, em Campo Maior, na Arquidiocese de Évora, vai promover no dia 20 de janeiro a iniciativa ‘Caminhos de Santa Beatriz’, para dar a conhecer a vida da santa natural daquela…

Papa Francisco manifestou preocupação aos jornalistas no início da viagem ao Chile e Peru. O Papa Francisco admitiu hoje temer uma guerra nuclear, falando com jornalistas no início da viagem ao Chile e Peru, iniciada esta manhã, em Roma. “Tenho medo de uma guerra nuclear, estamos no limite”, disse. “Este perigo existe realmente e eu…

Faz hoje três meses que o centro do país foi atingido por uma vaga de fogos que custou a vida a 45 pessoas. A Diocese de Angra vai entregar uma parte da renúncia quaresmal deste ano às suas congéneres de Viseu e Portalegre-Castelo Branco, no âmbito da ajuda às vítimas dos incêndios de outubro último….

Encerrando as celebrações festivas da Casa do Povo de Tondela, o Coro Mozart (Viseu) cantou na Igreja de Tondela. Quando o concerto se iniciou, ainda tocavam as sirenes dos Bombeiros Voluntários de Tondela, mobilizando o socorro às vítimas do sinistro na Associação de Vila Nova da Rainha. O Coro Mozart apresentou, ao longo de quase…

Fogo em associação recreativa provocou vários mortos e feridos em Vila Nova da Rainha. O bispo de Viseu manifestou o seu pesar pelo incêndio que na noite de sábado deflagrou numa associação em Vila Nova da Rainha, Concelho de Tondela, e que causou pelo menos oito mortos, além de vários feridos. “As minhas palavras, neste…

Evento natalício envolveu 10 mil pessoas e o 1ºlugar recebeu um cheque de 1.500 euros. O Presépio criado na Freguesia de Mundão, no Largo da Igreja Matriz, venceu a primeira edição da Rota dos Presépios. O júri do concurso, lançado pela Câmara Municipal de Viseu, atribuiu o segundo lugar ao Presépio da Freguesia do Campo,…

Responsável católica pelo setor em Portugal diz que há um grande desafio de diálogo e cooperação. A diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM) diz que fomentar o trabalho em rede, na resposta às interpelações dos refugiados, dos imigrantes e emigrantes, é um dos “grandes desafios” do setor. “Que ninguém fuja das responsabilidades, que…

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: