Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Mais de 500 estudantes da nossa diocese viajam até à comunidade ecuménica de Taizé, em França. Acompanhados por quarenta e dois professores, somam, com estes, 583 participantes numa experiência de convívio, oração e descoberta, com outros jovens, não apenas de Portugal.
A pausa letiva do Carnaval vai ser aproveitada por mais de 1600 os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) para uma viagem à comunidade ecuménica de Taizé, em França.
Os estudantes “trocam as viagens de finalistas a Espanha e à neve para se dedicarem, durante uma semana, à descoberta de si”, refere um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA pelo portal ‘Educris’, do Secretariado Nacional da Educação Cristã.
Os jovens visienses pertencem a vários Agrupamentos Escolares, sendo alguns “repetentes” desta experiência, para “uma pausa letiva diferente”.
O objetivo, segundo os responsáveis pela pastoral da juventude, é proporcionar aos participantes uma semana de “procura de experiências de encontro, à procura de respostas para os seus maiores anseios”.
“A Experiência de Taizé só por si é apelativa, são os próprios colegas que levam outros colegas. Os alunos sentem que Taizé faz parte das suas vidas, precisam de se encontrar e de serem encontrados, no silêncio, na oração, no convívio, na partilha, na simplicidade, na renúncia, na abstinência consciente de tudo o que é normal nas suas vidas tecnologizadas e até mesmo na alimentação”, acrescenta.
O responsável fala numa preparação “complexa e muito burocrática”, que não descurou a dimensão espiritual.
“Muitos destes alunos trocam as suas viagens de finalistas na neve ou no sul de Espanha para irem nesta semana”, assinala Sérgio Martins.
G.I./Ecclesia:OC

CategoriaDiocese, Igreja, Pastoral

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: