Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Encontro Ibérico e reunião diocesana em Braga deixam alertas sobre problemas laborais.
Os responsáveis ibéricos dos movimentos cristãos de trabalhadores alertaram, em comunicado, para a persistência dos “níveis de desigualdade” em Portugal e Espanha, denunciando ainda a “financerização da economia”.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Comissão Permanente da HOAC, (Hermandad Obrera de Acción Católica) de Espanha, e a Equipa Executiva Nacional da LOC/MTC (Movimento de Trabalhadores Cristãos) de Portugal, alertam para as “mudanças impostas pelas reformas laborais que debilitam os direitos do trabalho e deterioram a vida dos trabalhadores e das suas famílias”.
Os responsáveis reuniram-se em Fuenteheridos (Huelva), de 14 a 16 de março.
O comunicado destaca o papel dos sindicatos como “instituições essenciais à construção de sociedades mais democráticas”, pedindo que se repitam encontros com organizações sindicais à imagem do que aconteceu no Vaticano, por iniciativa do Papa Francisco.
Em Braga, os militantes da LOC/MTC da Arquidiocese minhota estiveram reunidos este sábado, num encontro de formação em que se debateu, entre outros temas, a necessidade de adaptar os postos de trabalho para evitar “acidentes e desgastes físicos”, recorrendo a novos conceitos tecnológicos, e de salvaguardar a saúde dos trabalhadores.
“Reafirmamos a necessidade de que todos tenham trabalho e disponham dos meios de sobrevivência com dignidade; reivindicamos que seja reconhecido o estatuto do trabalhador. Sabemos que trabalho queremos: trabalho livre; criativo; participativo e solidário”, assinala um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O documento fala nos trabalhadores como “o mais importante capital” e pede “novas soluções que permitam uma harmonia entre a família e o trabalho”.
O encontro terminou com a celebração da Eucaristia a que presidiu o cónego João Aguiar Campos, antigo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.
G.I./Ecclesia:OC

CategoriaIgreja, Pastoral

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: