Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Investigadores unem esforços para aprofundar reflexão sobre a figura da Virgem Maria.
O presidente da República Portuguesa presidiu hoje à sessão solene da fundação do Instituto da Padroeira de Portugal para o Estudo da Mariologia (IPPEM), que visa aprofundar a reflexão sobre a figura da Virgem Maria.
A iniciativa decorreu no Convento de Santo Agostinho, em Vila Viçosa (Arquidiocese de Évora), pelas 15h00.
O IPPEM assume, entre os seus objetivos, “promover, fomentar e organizar iniciativas científicas e culturais para o aprofundamento dos estudos sistemáticos” sobre a Padroeira de Portugal e promover a investigação científica, tanto na Teologia como numa vertente interdisciplinar, particularmente na área das Ciências Sociais e Humanas.
“Não é excessivo considerar que aspetos importantes da herança cultural estão eivados de marianismo entendido como o influxo de elementos típicos da devoção àquela que é considerada a Mãe de Deus no quadro da tradição cristã de confissão católica”, assinala José Eduardo Franco, um dos 19 membros fundadores, em texto publicado pela Agência ECCLESIA.
O Instituto da Padroeira de Portugal para o Estudo da Mariologia foi constituído por escritura pública no dia 1 de dezembro de 2017, na cidade de Elvas; é uma associação privada sem fins lucrativos e instituída por tempo indeterminado.
A associação tem um Conselho Científico, órgão de carácter consultivo, constituído por especialistas de “reconhecido mérito” na área dos estudos mariológicos e noutras áreas disciplinares que possam contribuir para a qualificação científica deste Instituto.
Entre os projetos divulgados pelo IPPEM na sua página oficial estão a elaboração de um ‘Dicionário Global de Maria’, abordando temas de ‘História, Culto e Representações’.
G.I./Ecclesia:OC

CategoriaIgreja, Pastoral

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: