Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O movimento «Stop Eutanásia» promove esta quinta-feira uma manifestação a favor da vida, contra a aprovação da Eutanásia, das 12h30 às 14h30, nas escadarias em frente à Assembleia da República, em Lisboa. “O que se está a pôr em causa é o sermos ou não enquanto sociedade de acompanhar as pessoas mais frágeis, mais sós,…

Associação Cristã de Empresários e Gestores destaca a necessidade de mecanismos legais que permitam às famílias cuidar dos seus doentes. A Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) pronunciou-se hoje sobre o debate à volta da legalização da eutanásia em Portugal, associando-se a “todas as iniciativas que promovam o valor da vida e que condenem”…

O Departamento dos Bens Culturais da Diocese leva a efeito mais uma iniciativa de celebração dos 10 Anos ao Serviço da Diocese. Desta vez, será na Igreja da Misericórdia, frente à Sé, no dia 28 deste mês, às 21:00. A conferência será pronunciada por Frei Bernardino Ferreira da Costa, Abade do Mosteiro de Singeverga e…

Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes dá continuidade ao tema da Exposição Universal. A Paróquia do Parque das Nações, em Lisboa, resulta da requalificação de uma zona da cidade de Lisboa para a instalação da EXPO’98 e é fruto de “um grupo de cristãos” que procurou criar estruturas de acompanhamento espiritual. De acordo com o…

Numa das habituais reuniões dos Bispos da Província de Braga, foram acolhidos por D. Ilídio na Casa Episcopal, estando também presente o novo Bispo da Diocese, D. António Luciano. Após os trabalhos, que decorreram durante a manhã, o almoço foi servido em Mangualde, estando também presente o pároco desta cidade, que presenteou os Bispos com…

Organização apela à manifestação pública dos cidadãos contra os projetos de lei em discussão. A Associação dos Juristas Católicos manifestou-se “contra a legalização da eutanásia” e afirmou que o Parlamento não tem «legitimidade democrática substancial para legislar» sobre a matéria, apelando à expressão pública dos cidadãos contra os projetos de lei em discussão. “Parece-nos claro…

Texto reúne as sugestões de 300 jovens de todo o mundo para o Sínodo dos Bispos, que vai decorrer em outubro, e foi entregue ao Papa. A Secretaria do Sínodo dos Bispos publicou hoje em português o Documento Final da Reunião Pré-sinodal, que decorreu entre os dias 19 e 24 março no Vaticano, com jovens…

S. Frei Gil e início de Missão Popular; Visita ao novo Bispo de Viseu; Seminário Interdiocesano de S. José; Arciprestados da Beira Alta e de Besteiros; Dia do Museu em Viseu; “Caminho de Luz” no Museu da Catedral; Solenidade de Pentecostes; Debate sobre a Vida e a Eutanásia; Crismas em Santa Comba Dão. Na tarde…

A Igreja Católica celebra hoje, pela primeira vez, a memória litúrgica da “Bem-aventurada Virgem, Mãe da Igreja”, que o Papa Francisco inscreveu no Calendário Romano Geral, a 3 de março deste ano, para ser celebrada na segunda-feira depois de Pentecostes. “Esta celebração ajudará a lembrar que a vida cristã, para crescer, deve ser ancorada no…

Marcelo Rebelo de Sousa fala em «exemplar trajetória biográfica e pastoral» do bispo de Leiria-Fátima. O presidente da República Portuguesa saudou hoje D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, pelo anúncio da sua elevação ao cardinalato, feito pelo Papa Francisco. Marcelo Rebelo de Sousa fala numa “decisão sábia e clarividente” do pontífice, que assim “reconhece uma…

Primeiro-ministro também felicitou bispo de Leiria-Fátima. O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Barbosa, saudou hoje a nomeação cardinalícia de D. António Marto, anunciada pelo Papa, falando no reconhecimento de um “fecundo ministério”. “É com grande alegria que acolhemos a notícia da nomeação de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima e vice-presidente da…

Cardeais estão ligados desde o início à Igreja de Roma. A história dos cardeais começa por estar ligada ao clero de Roma e já vem de longe: o título de cardeal foi reconhecido pela primeira vez durante o pontificado de Silvestre I (314-335). Inicialmente o título de cardeal (do latim ‘cardo/cardinis’, que significa “eixo”) era…

Não é peregrino a pé quem quer. É peregrino quem sente o apelo, alimenta a vontade e dá forma ao desejo de tudo deixar e partir. Fiz pela primeira vez o caminho para Fátima em maio de 1991. Nesse ano, tal como a grande maioria dos peregrinos que se deslocam ao altar do mundo, fi-lo…

Texto chega ao público a 1 de julho, prevendo criação de casais «mediadores». O bispo de Viseu anunciou que a diocese vai apresentar a 1 de julho um documento com orientações pastorais que resultam da Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Amoris Laetitia’, dedicada à família. D. Ilídio Leandro adianta que na mesma data, Dia da…

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: